Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.705 vias cadastradas em 1610 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Minas Gerais > Ferros > Parede Principal - Setor Clássicas Curtas

Ampliar imagem Parede Principal - Setor Clássicas Curtas
Parede Principal - Setor Clássicas Curtas. Foto: Pedro Bugim
Ampliar imagem Parede Principal - Setor Clássicas Curtas
Parede Principal - Setor Clássicas Curtas - esquema de trilhas
Parede Principal - Setor Clássicas Curtas
Cadastrada por: Luciano Bender, em 05-01-2019 às 14:07
Descrição: A Parede Principal é uma das principais atrações para os escaladores que visitam Ferros. Também conhecida como "Paredes de Aço", conta com vias entre 18 e 220 metros. Esta parede colossal possui cerca de dois quilômetros de extensão, desde sua extremidade direita (Setor Clássicas Curtas) à sua extrema esquerda (Setor Clássicas Longas), com vias de praticamente todos os tipos.

A predominância é de vias em agarras e ótimos abaulados / buracos, conferindo ao escalador lances bem estéticos. Como não poderia deixar de ser, estas paredes apresentam também boas passadas em aderência.

O interessante é o fato de a parede apresentar vias curtas e longas, ambas, tanto com graduações elevadas, quanto com graduações bem simplórias, agradando a todos os gostos.

SETOR CLÁSSICAS CURTAS

Ao entrar no vale, o excursionista terá à sua direita o Setor das Clássicas Curtas, que se estende do início da Parede Principal até uma língua de mato que o separa do núcleo da parede. Este setor concentra vias curtas, variando de 10 a 45 metros.

As exceções são as vias "Vou Dançar um Xaxaxá" e "Águas de Março", que apresentam 90 e 65 metros de extensão, respectivamente, localizadas na extremidade esquerda do setor, junto à referida língua de mato.

Com graduações variando entre III e VIsup, estas vias são perfeitas para treinamento em top-rope e guiada - neste caso, pela ótima proteção que elas oferecem. Algumas vias possuem passadas em móvel, sempre em fendas sólidas, proporcionando proteções "à prova de bomba".
Como chegar à base: Para acessar a base destas vias, deve-se pegar a trilha principal do Vale do Roncador e seguir por aproximadamente 50 metros, até a bifurcação à direita, que sobe alguns poucos metros, juntando com a parede. Esta trilha se estende por toda extensão do setor, sendo necessário apenas seguir pela mesma para atingir o início de todas as vias.
Fonte: VERGNANO, Pedro Bugim Ruel; MAGALHÃES, Antonio Carlos; GOMES, Celso José Ferreira. Guia de Escaladas de Ferros/MG. Rio de Janeiro: Ed. dos autores, 2018. Disponível em http://www.grupounicad.com.br/pedro/Guia_Ferros.pdf
Coordenadas: -19.290527943390728,-42.98277093648687
Encontrou algo errado? Clique aqui